quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Lomografia

A minha teoria que a fotografia é parte mais importante de um layout só vem sendo reforçada a cada nova descoberta nesse mundo amplo e incrível do 'click'. Se os focos principais do scrapbook são o resgate de memórias, a diversão, o prazer em criar, porque não começar isso pela foto?
Hoje trago pra vocês uma SUPER convidada com um SUPER artigo sobre lomografia. Não vou nem falar muito, tirem suas conclusões, no final falo mais sobre ela.

 Jessica Lauton (essa menina é incrível)
  Aproveitem o post...
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Lomografia é, essencialmente, fotografia analógica experimental. Se você quer uma câmera analógica com lente de plástico deve querer se surpreender com o resultado, brincar com os mil e um efeitos possíveis. Não que você tenha que fotografar ‘na doida’ o tempo todo. Você pode (e deve) sim estudar um pouco, testar muito, pensar a composição da sua foto, mas na lomografia você precisa principalmente querer se divertir e se surpreender.

double wheels, por hodachrome

A Lomography é a fabricante de toy cameras mais popular, tanto que cunhou o termo lomografia, que se tornou sinônimo de fotografia analógica experimental. E hoje as toy cameras e máquinas fotográficas com lentes de plástico, mesmo as que não são produzidas pela marca, muitas vezes são chamadas de câmeras lomográficas ou câmeras lomo.

sem título, por welomo

Não vou me estender muito em conceitos e história, mas pra quem quiser saber mais, recomendo uns links. Pra entender quando e como começou e o desenrolar do movimento lomográfico, dá uma olhada nessa linha do tempo. Pra entender a relação entre fotografia experimental e lomografia, dá uma olhada nesse post  do blog Queimando Filme.

old times, por tyler_durden

Agora que vocês já se animaram com as imagens que viram, vamos sair da parte conceitual e descobrir um pouco sobre o que considerar na hora escolher uma câmera, um filme e sair lomografando por aí.   

Câmera que usa filme do tipo 120 ou 35mm?
Essa numeração define que tipo de filme você vai usar na sua câmera. Quando você estiver pesquisando, vai reparar que nas especificações das câmeras elas dividem basicamente entre as que usam filme 120 e as que usam filme 35mm. O formato 35mm é aquele retangular, mais comum. O formato 120 é quadrado, também conhecido por square frame. Como esse filme é mais largo em comparação ao outro, as câmeras que utilizam esse formato também são maiores.

sem título, por cpolpa
Acima: fotografia de filme em formato 120 . Abaixo: fotografia de filme em formato 35mm 
Our relaxing trip to Amsterdam, por disdis

Eu recomendo as câmeras que usam filme 35mm pela praticidade: esse filme rende mais fotos e é o que você ainda encontra na loja de conveniência ou no laboratório fotográfico da esquina com certa facilidade. Se você mora nas grandes capitais, especialmente no RJ ou SP onde tem lojas especializadas, suas facilidades e possibilidades aumentam. Ao escolher o formato de filme que sua câmera vai usar, pense sobre como vai fazer o processo de comprar, revelar, imprimir e digitalizar o filme utilizado.

Câmera com ou sem flash?
O mecanismo simples das câmeras de plásticos faz delas umas devoradoras de luz. Para fotografar ao ar livre, num dia de sol com boa luz natural, você não vai precisar de flash. Mas utilizá-lo é um ótimo recurso para fotografar do lado de dentro da casa, e, claro, em festas e baladas noturnas. Muitos dos flashes utilizados em lomografia vêm com filtros coloridos, o que deixa os clicks ainda mais divertidos. E, a medida que você for dominando sua câmera, vai perceber que flash possibilita muitas outras brincadeiras.

A maior mini de ferro a céu aberto, por welomo sem título, por lgcorporativo
Acima: fotos tiradas sem uso de flash
sem título, por yoonash sem título, por neonriot
Acima: usando o flash a noite, em ambiente externo e interno. Abaixo: com flash com filtros coloridos
 sem título, por mloesm sem título, por welomo

Algumas câmeras já vêm com o flash acoplado no corpo, outras vêm sem flash, mas com a sapata, que é o onde você pode encaixar um flash a parte, e algumas câmeras não te dão possibilidade nenhuma de usar o flash. Pense nas situações onde pretende fotografar e leve isso em consideração na hora de decidir se já quer sair disparando luz, se quer ter a possibilidade de usar o flash depois ou se prefere passar sem ele.
As câmeras de plásticos são totalmente mecânicas e não precisam de pilhas, mas se a sua câmera tiver flash acoplado, vai precisar delas para alimentá-lo.

Pensando no processo de revelar e digitalizar e imprimir
São três etapas que podem ser feitas juntas ou separadas. Eu, aqui no interior do interior do Pará, compro o filme no armazém pertinho de casa, fotografo, levo no laboratório e lá eu peço a revelação do negativo e digitalização de todas as imagens, que eu recebo gravadas num cd. Daí, em casa, olho todas com calma e escolho quais as que eu vou colocar na minha LomoHome ou outro lugar da net e as que eu vou levar pra imprimir. Como estão digitalizadas, peço a impressão normal, como se fossem fotos digitais. Esse é o jeito que melhor funciona pra mim, acho mais prático e econômico. Isso porque a estética das lomografias às vezes é bem diferente do que é considerado uma foto boa ou bonita na fotografia tradicional. Daí se você não quiser confiar ao cara do laboratório a decisão de que foto funcionou e nem quiser pagar a impressão de 36 fotos onde só metade saiu como você queria, pedir só a digitalização e decidir sobre a impressão depois é uma boa opção.

Você também tem a possibilidade de, após revelar os negativos, scannear e configurar em casa. Não tenho experiência com esse processo, mas o que eu posso dizer é que já li muita coisa de gente que tem ótimos resultados usando acessórios e scanners apropriados (li aqui , aqui e aqui). Dominar a arte de scannear negativos deve ser ótimo porque é mais econômico ainda, mais versátil e é a única maneira de digitalizar os negativos de alguns filmes com formatos diferentes. De acordo com a máquina que você tem ou quer ter e a quantidade de filme que você vai usar e tudo mais, veja se vale a pena o investimento. 

Configurações mais comuns nas câmeras
Muitas câmeras de plástico são muuuito básicas, zero de configuração, tudo fixo ( e mesmo assim são legais!). Mas existem outras que apresentam algumas  configurações que multiplicam suas possibilidades com um câmera só. Quando for comprar a sua, fique de olho que isso deve ser explicado na descrição de cada câmera.

Opção de Múltipla exposição: Essa é uma configuração bastante comum nas câmeras lomográficas. As câmeras com essa opção permitem que você, após fazer um clique, fotografe novamente por cima do mesmo quadro, sobrepondo as imagens. Essa é uma técnica incrível, divertida e que gera resultados surpreendentes. Eu já consegui algumas boas sobreposições meio sem querer, mas é bom você pensar um pouco a composição das imagens para garantir um efeito legal, lembrando que as imagens da segunda foto irão ficar mais visíveis nas áreas escuras da primeira, onde o filme ainda não foi exposto, e vice-versa. As fotos abaixo mostram o resultado de multúltiplas exposições.

sem título, por welomo
sem título, por eloisee

Modo N e Modo B : Modo N= normal / Modo B= Bulb. Várias câmeras possuem essa opção e serve pra regular o tempo que o obturador vai ficar aberto e, consequentemente, o tempo de exposição do filme. Se você mantiver o botão no N, isso quer dizer que o obturador vai abrir durante o milésimo de segundo padrão e pronto. Agora, no modo B o obturador ficará aberto o tanto de tempo que você segurar o disparador, te dando total controle sobre o tempo que o filme ficará exposto a luz. Fotografar no modo B é a chamada longa exposição e essa técnica é utilizada para, entre outras coisas, fotografar em ambientes escuros sem usar flash e fazer light paint. Pra isso você vai precisar manter a máquina bem firme, pois qualquer tremidinha imperceptível vai aparecer na imagem e o resultado final vai ficar borrado. Por isso, para se fazer longas exposições, é bastante recomendável usar tripé e cabo disparador.

Wakiiki @ Night, por neanderthalis
Acima: Longa exposição. Abaixo: longa exposição com efeito light paint R19, por hodachrome

Nuvenzinha e Solzinho: O botãozinho onde é possível escolher entre o desenho de nuvem ou de sol se chama interruptor de abertura e mostra as duas opções de regulagem do diafragma. Essa é a configuração de abertura da lente e dá uma regulada na quantidade de luz que passa na hora que o obturador abre. Se o interruptor mostra o ‘sol’, isso que dizer que a câmera está configurada para fotografar em um ambiente com muita luz e assim, a abertura da lente fica menor. Se o interruptor mostra a ‘nuvem’ a máquina está configurada para fotografar em uma ambiente com pouca luz e a abertura da lente vai ser total.

Esse post no blog Lomogracinha (super recomendo o blog todo!) explica muito bem essas questões de velocidade do obturador e abertura do diafragma. Ajuda muito a entender as configurações da sua câmera, tanto analógica quanto digital. =D 

Filmes
É importante considerar algumas coisas em relação aos filmes que você vai usar, já que ele define como você vai configurar a máquina e é um dos grandes responsáveis pelo resultado final da fotografia. As informações a seguir são válidas tanto pra filme 120 quanto 35mm.  

ISO: Muitas câmeras digitais possuem ajuste de ISO, mas só fui entender mesmo do que se trata quando comecei a ‘mexer com filme’. Os ISO mais comuns são 100, 200, 400 e 800 e essa indicação vem marcada no filme. Essas numerações de ISO (que nos filmes também pode ser chamado de ASA) indica a sensibilidade daquele filme a luz e quanto mais alto for a numeração, mas sensível ele é. Também é comum na linguagem analógica se referir ao filme de ISO baixo como um filme lento e ao filme de ISO alto como um filme rápido. Isso quer dizer, por exemplo, que dada a alta sensibilidade os filmes de ISO 800 conseguem absorver rapidamente a luz do ambiente e capturar a imagem, sem ser necessário tanto tempo de exposição quanto o filme de ISO 100. Exemplo: se você usar um filme ISO 800 e fotografar de frente pro sol quente, tem grande chance de superexpor seu filme e acabar com um borrão branco no lugar da foto. Entendido isso, fica fácil: fotografar na praia em um dia de sol = ISO 100 dá conta; fotografar a noite, fazendo um longa exposição, ISO 800 é mais recomendado. É claro que, como tudo na lomografia, isso não é regra. Tem muito espaço aí pra testes e experimentações. Na minha cidade não tem muita variedade de filmes, então eu costumo ficar no meio termo: uso ISO 200 ou 400, mexendo nas configurações de ‘nuvenzinha e solzinho’ de acordo com a luz e à noite uso o flash mesmo.

Filmes x químicas para revelação
Filme negativo colorido: é aquele basicão, tipo os Fuji ou Kodak que, no caso dos 35mm, a gente encontra por aí. Ele é que, quando revelado, gera aquela tirinha de negativo meio marrom. Para revelar esse tipo de filme, se usa uma química que se chama C-41, que também é a mais comum.  
Filme negativo preto e branco: a maioria dos filmes negativos preto e branco não podem ser revelados na mesma química que os negativos coloridos. A química própria pra eles não é tão comum quanto a C-41, então não é todo laboratório que faz e ela pode custar um pouco mais.
Filme positivo: também conhecido como cromo ou slide, esse é aquele filme que, quando revelado, gera uma tirinha com miniaturas meio transparentes, mas já dando pra ver bem direitinho o resultado da foto. A química para revelar os filmes positivos é a E6. Fora das grandes capitais, essa química é bem difícil de ser encontrada hoje em dia e costuma ter um preço mais alto que a C-41.

Brincando com o seu filme
Se eu fosse ficar falando de todas as possibilidades que você tem pra brincar com o filme, esse artigo ía ficar ainda maior. É um universo de possibilidades. Vou citar duas:
Processo Cruzado ou X-Pro: é uma técnica onde filmes positivos são revelados em química C41, a mesma do filme negativo. Essa química trocada resulta em fotos com cores diferentes, com tons saturadas e fortes. Olha só essas fotos reveladas no processo cruzado:

sem título, por vicuna
sem título, por wuxiong

Redscale: O princípio do redscale é carregar sua câmera com um negativo colocando ele do lado avesso, colocando pra frente a parte que deveria estar pra trás. Desse jeito, pra chegar até a emulsão onde a imagem vai se fixar, a luz terá que passar pelo acetato avermelhado. A Lomography sacou essa técnica e já colocou no mercado vários filmes redscale ‘de fábrica’, que já vem com o acetato pra frente, pronto pra colocar na máquina. Fotografar usando redscale, o caseiro ou o de fábrica, vai dar às fotos um tom que pode variar entre avermelhado, marrom e dourado. Esse processo faz com que menos luz alcance a emulsão, por isso é recomendado usar filmes com o ISO mais alto e deixar entrar bastante luz.  

sem título, por welomo chocolate cupcake :-), por kleeblat
Acima e abaixo: variações de cor possíveis com o uso de redscale
licor, por kleeblat Taming a Redscale beast, por teofilomorim

E agora, que bora colocar todas essas informações em prática na hora de escolher uma câmera de plástico? Opções é o que não faltam! Vou mostrar algumas, mas não fiquem só nessas não!  A internet tá aí pululando de informações e opções de câmeras diferentes e bacanas.  Quem viaja pro exterior ou é enturmado com o Ebay pode ultrapassar os limites nacionais. Quem prefere ficar na terrinha, aproveitem os links pras lojas e espiem tudo o que tem por lá. Eu já comprei nas duas que eu linkei por aqui, na Lomography e na ToyCamera, e deu tudo certinho (sempre bom saber, né?). As que eu coloquei aqui você pode encontrar fácil, é só clicar na imagem da câmera. Papel pra wish list na mão? Bora!

Família Diana Mini
Diana Mini - Love is in the AirDiana Mini   Diana Mini - En Rose
A Diana Mini é um xodó! Ela é pequena e tem esse flash morto do lindo que vem com filtros coloridos. Ela tem opção de múltipla exposição e longa exposição. Mesmo usando filme 35mm ela fotografa em dois formatos: half-frame - onde um quadro do filme é dividido em duas fotos diferentes; e square frame, que deixa a foto quadradinha. Isso porque, dentro da caixa escura, ela tem máscaras que limitam a área onde o negativo vai ser exposto.  Aqui embaixo tem exemplo dos dois formatos.
sem título, por palal
sem título, por dakadev_pui
A Diana Mini é a irmã caçula  de uma família maior que inclui a Dianas F+ e várias variações dela. As Dianas F+ são maiores, fotografam usando filme 120 e possuim vários acessórios.
Holgas
As câmeras Holga são clássicas no mundo da lomografia e a Família Holga é gigantesca! Tem modelo de tudo quanto é cor, 120, 35mm, TLR, pinhole, com flash embutido, até com lente de vidro. E tem vários acessórios, lentes, flash avulsos, filtros pra lente. Se você está considerando um modelo de Holga tire um tempo pra analisar todos eles. Posso falar pela Holga 135BC que eu tenho, com lentes de plástico, tem as três configurações que citei láaa em cima, produz vinhetas (os cantos escuros das fotos), encaixa flash externo e eu adoro ela! 

Holga 135BC TLR Holga 135BC Holga 135TIM 

Holga CFNHolga 120N
Em matéria de Holgas em lojas brasileira, a ToyCamera oferece muito mais variedade que a Lomography. Lá as especificações de cada modelo são bem explicadinha, dá pra sacar bem qual usa o quê e o que faz.  Segue alguns exemplos de fotos tiradas Holga, com a devida indicação do modelo.
Holga 135C
My future wife, por reneg88
Holga 120N
sem título, por onglsd
Holga 135TIM
sem título, por keikei_lenglui

Eximus
Eximus Wide and Slim Edição Usagi Colorful eximius1eximius3 eximius4eximius6eximius5
Muito fofa, né? Queria muuuito, uma de cada cor, tão na minha lista! Aparentemente ela não dá a possibilidade de nenhum ajuste, é tudo fixo e simples: colocou o filme, clicou. Também não tem encaixe pra flash. A lente de 22mm captura imagens bem amplas e ela produz as vinhetas lindas. Aqui embaixo tem exemplos de fotos tiradas com ela. 

sem título, por coconutsweed
sem título, por ricecake
Fisheye One e Fisheye No 2
Fisheye One WoodgrainFisheye One RedFisheye No. 2 Pink EditionFisheye No. 2 Black
A famosa lente olho-de-peixe! Essas máquinas possuem lentes de vidro que capturam imagens em ângulo de 170º. Essa lente é fixa e toda foto que fizer com elas vai ser assim. Elas usam filme 35mm e possuem flash embutido na câmera. As principais diferenças da One pra No2 é que a segunda dá opções de longa e múltipla exposição e, o visor charmoso que simula o efeito da lente também é uma sapata para flash externo. As Fisheyes, tanto a One quanto a outra, estão disponíveis em várias cores diferentes e tem como acessório a parte uma caixa estanque que permite fotografar debaixo d’água.
the boss in fisheye, por robter
sem título, por purepaty
Se você acha  efeito fisheye legal, mas não pensa em ter uma máquina que só faça fotos assim, considere que algumas outras câmeras, com as Holgas e a DianaF+, tem como acessório uma lente fisheye avulsa, pra encaixar. O ângulo talvez seja menor, mas eu tenho uma pra Holga e acho bem legal.   

Colorsplash
Colorsplash Camera - Chakras EditionColorsplash Camera
A julgar pelas fotos tiradas com a Colorsplash e expostas nas galerias do site da Lomography, essa câmera tem um título: rainha da balada! O povo pira no jogo de cores que os váaaarios filtros coloridos do flash dela permite. Ela usa filme 35mm e pode fazer longas exposições.   
sem título, por ilonka
sem título, por quenita
Aquaria KLCC, por foodeanz Nova Scotia Adventures, por erinwoodgatesphotography

Spiner 360º
Lomography Spinner 360°Lomography Spinner 360°Lomography Spinner 360°
A Spinner é uma máquina super panorâmica que honra o nome que tem e realmente fotografa 360º, girando no seu próprio eixo. Ela utiliza filme 35mm e queima toda a área do negativo, fazendo fotos com os sprocktes (os furinhos) aparentes. Em um filme de 36 poses, ela faz aproximadamente 8 fotos panorâmicas. Ela não usa flash e para acionar o obturador dela tem que puxar essa argola, o que deve ser bem divertido. Cliquem nas imagens pra abrir elas na página original, um pouco maior, que dá pra ver melhor.  

Spinner goes to Edirne, por nural
sem título, por cyanwater
sem título, por elvismartinezsmith
sem título, por pepper-b
Essa é uma máquina pela qual eu sou completamente apaixonada. Agora, posso ser sincera? Nunca investi nela porque eu tenho muitas dúvidas! Operar a máquina tudo bem, a gente bate cabeça, estraga uns filmes e aprende. Mas e depois? E digitalizar? Será que a máquina do laboratório digitaliza a área dos sprocketes? Se não, eu ainda não digitalizo meus negativos em casa, como proceder? E na hora de imprimir? Naquela máquina automática de imprimir digital  não dá. Será que funciona se eu pedir impressão no papel de ampliação e depois recortar? Enfim, muitas questões e, apesar de eu tentar muito, nunca conseguir explicar pro cara do laboratório como a Spinner funciona, então… Mas não se fiem por mim, se vocês cairam de amor pelas fotos em 360º, corram atrás de respostas e, se alguém descobrir, me conta!


La Sardina
La Sardina Metal Edition - BelugaLa Sardina – MarathonLa Sardina Camera & Flash - Cubic
Uma das últimas invenções da Lomography e já tem opções pra todo gosto. Design bonito é o que num falta, viu? Tem umas com uma pegada ‘lata de sardinha retrô’, outras com padrões de encher os olhos e uma versão dourada de metal que é riqueza e poder. A La Sardina usa filme 35mm e faz múltipla e longa exposição. Ela não tem encaixe pra flash comum, só pro pro Flash Fritz the Blitz. Esse flash pode ser usado em outras câmeras também, é bem bonito, potente, com filtros de cor e usa bateria específica. Essas câmeras tem lente grande-angular que fotografa bem amplo e com vinhetas charmosas. Olha aí uns exemplos lindos:

sem título, por rosebud82
sem título, por rosebud82

Action Sampler
Essa é  um dos vários modelos de câmeras multilentes. A ActionSampler fotografa uma sequência de quatro imagens em um quadro só. Delícia retratar ação e movimento, né? Os modelos Clear e Chrome não usam flash. Pra funcionar à noite tem que ser a ActionSampler Flash, que já vem com o flash embutido, que são acionandos em sequência, sincronizados com a abertura de cada lente. As ActionSamplers não permitem longa ou múltipla exposição e usam filme de 35mm.

ActionSampler ClearActionSampler ChromeActionsampler Flash
E, claro, algumas fotos pra ilustrar o que se pode conseguir com essa máquina. 

sem título, por alexroarsatlyons
sem título, por little-doll
ActionSampler Flash
sem título, por philippe_machado
Juntou essas informações, mais um monte que tú já sabia e outras que pesquisou na internet, comprou sua câmera e o primeiro filme não saiu como você esperava? Não desanima. Do meu primeiro filme eu salvei 3 fotos de 36. Sério. Fotografia analógica é um aprendizado. Eu tô aqui, toda prosa, falando do assunto, mas eu faço muita besteira, num sei de um monte de coisa e tem muita teoria que eu ainda preciso queimar filme colocando em prática. No meio disso tudo tem várias fotos das quais me orgulho, umas eu até tive coragem de colocar ilustrando esse post.
Muita gente me pergunta qual é a graça da fotografia analógica, que dá pra fazer isso com aplicativos (que eu adoro, falo mesmo!) e com photoshop, que é modinha, blábláblá. Mas lomografia não é só o resultado, não é só a foto. É o processo. É brincadeira, é um exercício de paciência, é um resgate de lembranças de infância. É dividir uma coisa incrível com alguém especial. É sair da rotina, do automático e aprender cada vez mais. É ficar, feito menino ansioso, sentindo frio na barriga na hora de ver o resultado, dar pulos de alegria quando vê aquela foto que saiu ótima e, claro, gritar: com essa eu vou fazer LO! kkkkk!

É indispensável dar crédito para as fotografias ao longo desse texto: foram todas tiradas de diversas LomoHomes, os perfiis na comunidade Lomography. É só clicar em qualquer foto para abrir a página correspondente em outra aba. Aproveitem para explorar, é muita gente boa lomografando no mundo todo! 

__________________________________________

Eu avisei! Incrível! (necessito de uma Spinner na minha vida agora)
Jessica é um amor de menina e muito fera na lomografia, sabe tudo!
Eu só posso agradecer mais e mais por essa artigo maravilhoso!
Quem não tinha idéia de lomografia, agora já deve estar nos sites pra escolher sua máquina, né?
Je, MUITO, mas MUITO obrigada mesmo!
Eu imagino o trabalhão que foi escrever tudo isso e ainda colocar cada crédito.
Você é demais! Minha colunista oficial de lomografia! =D

E quem tiver alguma perguntinha sobre Lomo, deixa aqui nos coments ou vai diretamente nos contatos de Jessica. Sempre muito prestativa, um doce de pessoa!
Twitter - @jessicalauton

Xero!

 

16 comentários:

  1. Adorei demais! Já era fã, já li muita coisa sobre mas esse post tá muito completo e amei demais! Valeu Cela por ter a iniciativa e ideia! Valeu Jessica pela disponibilidade de dividir tudo isso com a gente.

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  2. Ameiiiii o post !!
    Puxaaa qta informação útil !!!!
    obrigada !!!
    Beijos Coloridos !!
    Lu
    True Colors

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  3. Quê que eu posso dizer, meu Deus?! Tô quase acreditando no que a Cela disse de mim. =D
    Eu agradeço pelo convite, foi uma delícia escrever pro Scrapduplo. Espero que o povo se anime pra lomografar! Quero mais é ver muito scrap lomográfico por aí a partir de agora.
    E quem quiser conversar sobre o assunto, me grita. Adoro tagarelar sobre lomografia! Cela que o diga!
    Uma honra ser publicada aqui, viu.
    bjbj

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  4. Amei o artigo! Uma super aula!
    Quero minha Diana Mini pra ontem!
    Obrigada Jéssica e Cela!
    Bjs...

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  5. MUUUUUITO BACANA! COMO ASSIM? OI? QUERO TOOOOOOOOOODAS! ADORO CÃMERA ANALÓGICA! VC CRIA MUITOS EFEITOS, POSSIBILIDADES , RI E SE DIVERTE COM O RESULTADO! BOM DEMAIS! AMEI A MATÉRIA DÁ MIHA QUASE VIZINHA HIHIHIHII! BEIJOS

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  6. Nossa gente, é muita informação né, que bacana hein...amei os efeitos, parabens!!!Bjs

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  7. Uauuuuuuuuuuuuuu, abbei no post!
    Quanta informação bacana e que não conhecia!
    Que ótimo saber mais sobre essas Lomos tããããão faladas e badaladas hoje em dia!
    Valeu demais, Cela!
    beijossssssssssssssssssss

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  8. eu comprei uma agora na viagem que tira uma sequencia de 8 poses numa só....ainda não testei...mas deve ficar demais!!! Amei o artigooooo

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  9. Gente do céu, que post incrível! Daqueles que dá vontade de sair correndo para comprar! Amei demais... Parabéns pelo artigo Jessica... beijoo

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  10. Adoreii.. Completamente completo.. haiuhaiuhaiu.. Jah tinha pesquisado sobre lomografia, mas nunca achei um artigo tão completo. Muito lega mesmo. Parabens
    Raphaela

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  11. Bacana seu post. Também adoro fotografar com filme. Eu tenho uma eximus verde. O cara do lab onde mando revelar falou que dá pra revelar PB com C41. Vc tem uma ideia do que aconteceria nesse caso? haha Beijos!

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  12. Tô super na dúvida para escolher qual comprar e esse foi o primeiro artigo que conseguiu sanar vááárias delas, parabéns!

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  13. Adorei o post. Estou entrando nessa de lomografia com a minha filha adolescente e estou ficando apaixonada.
    Beijos
    Chris

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  14. Comentei acima com a chave da minha irmã.
    beijos
    Chris

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