sábado, 8 de janeiro de 2011

Imprima da maneira correta!

Antes de mais nada... Feliz Natal, Feliz Ano Novo e Feliz Carnaval logo =p
Normal, nosso sumiço não surpreende mais!

Enfim...

Esse post eu queria ter feito desde o ano passado! =p
Mas tenho certeza que todas vocês sabem como é a correria de final de ano.

Então, vamos ao que interessa:

Impressões!

Essa é uma palavra que verdadeiramente me encanta, imagino que a vocês também.
Então, por tópicos, vamos entender melhor sobre o mundo dos impressos.

A IMPRESSORA!

Eu não posso falar de todas, porque só tenho uma, oi? (na verdade, duas, uma a jato, então é como se fosse uma =p)
Mas como quase moro em gráficas, acho que posso dá dicas boas e aproveitáveis.

Como vocês devem saber eu sou radical: então na minha humilde opinião JOGUE FORA sua impressora a jato! A não ser que você só imprima folhas de texto do word, dessa forma deixa ela aí guardada! Na verdade é até melhor gastar impressões simples com ela, economiza a laser para outras impressões.

Quem, de fato, tem o scrap como hobby e/ou trabalho deve investir numa laser.
Que ela esteja na lista de material básico, junto com tesoura, régua, fita banana e cola accid free.
Eu não vou nem comparar uma impressão a laser com a impressão a jato, porque é humilhante.
Sim, eu já fiz muita criação imprimindo na jato de tinta. Considero as mais amadoras que já fiz!
Eu disse que era radical, né? =p

A laser que tenho e indico de olhos fechados é a HP Color LaserJet CP1215
Inclusive, eu comprei após Babi ter comprado e super aprovado!
Ela vem com 4 toners com cerca de 65% de tinta, apesar disso dura DEMAIS!
O ponto negativo: o toner dela é bem carinho.
Pra ter idéia, o valor dos 4 toners saem mais caro que a impressora completa!

Aí entra a questão dos genéricos (metade do preço): Bá chegou a comprar um genérico e reprovou!
Constatou que a impressão não sai a mesma, então optou pelos originais.

Ainda assim, com esse ônus da tinta, eu estou satisfeita com a minha e indico!

Mas se você não quer ou não pode investir agora numa impressora?
Gráfica Gráfica Gráfica!

AS GRÁFICAS!

Pode apostar que tem uma na sua rua e você ainda não viu!

Me perguntam muito como devem fazer na gráfica!
Então vou aproveitar o post e explicar direitinho.

1° - Leve sua impressão em modo CMYK

Esse é um caso especial, explico o porquê:
Modo de impressão DEVE ser CMYK, mas há quem goste de imprimir em RGB.
A impressão RGB sai bem mais viva, as vezes até viva demais, portanto ela não é fiel ao que você vê na tela do seu PC.
Ao salvar seu arquivo verifique o modo de impressão e pronto!
No Photoshop: IMAGEM - MODO - CORES RGB ou CORES CMYK

Eu particularmente imprimo tudo em CMYK, gosto de ser fiel ao que foi criado no PC.
Mas fica a critério de quem o fez.

2° - Laser ou Digital?

Dependendo da gráfica e do número de impressões, você vai poder optar entre a impressão a laser e a impressão digital.
Se vai imprimir poucas folhas - LASER
Se vai imprimir muitas folhas (mais de 50, geralmente) - DIGITAL

A digital é mais cara, porém se a impressão for em maior quantidade, termina saindo mais barata. A qualidade dela é melhor ainda que a laser, mas nada como a relação jato x laser.

3° - Escolha de papel e gramatura

Essa parte merece um tópico só pra ela! Logo abaixo!


Acho que a pergunta mais feita para mim: Que tipo de papel....

Deixo claro que tudo escrito é uma opinião minha. Conclusões tiradas ao longo de anos de uso e trabalho com isso, não quer dizer que você deve fazer igual. É apenas a minha conclusão!
Vamos então aos...

TIPOS DE PAPÉIS!

É claro que eu não testei nem 10% dos papéis existentes por aí, mas já usei muitos, isso eu posso garantir!
Primeiro é importante frisar que o tipo do papel depende do projeto que você está criando.
Eu uso papéis diferentes para cada tipo de projeto:
Caixelas são um tipo, Altered outro tipo, Páginas outro tipo e por aí vai...
Nosso assunto é scrap que tem como carro chefe as PÁGINAS, então o foco é nelas.

Ainda assim não tem um tipo definido.
Vocês devem reparar que as folhas das diversas marcas existentes no mercado não são iguais.
Não falo da gramatura (ainda) falo do tipo mesmo, texturas e tal...

Sem mais delongas vou indicar os papéis que mais uso:

1- Papel comum/sulfite - diversas marcas (nas gramaturas maiores, a partir de 150 gr)

2- Diplomata - Filipaper (meu preferido e o que mais uso)

3- Filicoat - Filipaper (gosto bastante)

4- Couchê* - Filipaper (caso a parte, não gosto muito, mas dependendo do projeto tenho que usar, falarei mais dele)

5- Off-set RecilaTo Natural (reciclado, não uso muito, mas é um bom papel para quem gosta de atuar preservando o meio ambiente)

6- Opaline (está no meu topo, juntamente com o Diplomata)


GRAMATURAS!

Verdadeiramente o seu projeto muda de acordo com a gramatura usada, pode apostar.

Pra quem não sabe, gramatura é a medida da espessura e densidade do papel.
Quanto mais grosso o papel, maior é a gramatura dele!
Os papéis variam normalmente de 50 a 350 gramas

Aquele sulfite que a gente compra em resma tem, geralmente , 75 g/m² - FINA

A maioria das páginas de scrap vendidas por aí variam de 120 g/m² a 250 g/m²

Na gráfica eu geralmente imprimo os papéis com 170 g/m² e 230 g/m²

Pra fazer um detalhe amassado na página você não pode usar uma gramatura muito alta.

Para fazer distress não aposte numa muito fina.

Para fazer base de página não use menos que 170 g/m²

Para fazer printables e alphas, aposte nas maiores gramaturas, de 230 g/m² a 300 g/m²

FORMATOS!


Também depende do projeto que você vai criar.

Os formatos são subdivididos por séries: A, B e C
A principal delas é a Série A, mais usada comercialmente

SÉRIE A - Formato
Medidas
AO
841 x1189 mm
A1
594 x 841 mm
A2
420 X 594 mm
A3
297 x 420 mm
A4
210 x 297 mm
A5
148 x210 mm
A6
105 x 148 mm
A7
74 x 105 mm
A8
52 x 74 mm
A9
37 x 52 mm
A10
26 x 37 mm

Se você quer imprimir folhas de scrapbook já sabe que não pode usar o formato A4, que mede 21 cm por 29,7cm
Use então o A3 e aproveite o restante do espaço para imprimir outros detalhes!
Geralmente nas gráficas eles imprimem a largura do A3 até os 30cm, então dá pra imprimir uma folha de scrap com 30x30cm. É só avisar ao operador deste detalhe =p

OUTROS ASSUNTOS!

Repito: essa é uma opinião MINHA, ok?

Papel fotográfico só use para FOTO!
Apesar que nem pra foto eu uso, utilizo o couchê fosco!

Eu, particularmente detesto coisas brilhosas, adoro tudo fosco.
Por isso couchê não faz parte dos meus preferidos (apenas para fotos), papel fotogáfico nem entra na minha casa e a palavra brilho só é visto nos tubos de true colors.
Explico!
A maioria dos papéis de scrap são impressos em papel fosco, ao utilizar impressões feitas por você tente chegar o mais próximo possível do tipo de papel que já está sendo utilizado.
É a mesma coisa de você fazer uma blusa toda de malha e jogar um detalhe de seda, brega né? Então!

Agora SE você imprimir todo seu projeto em couchê... OK!

Eu, realmente não curto o couchê brilho, acho uma cara de calendário brinde de empresa de botijão de gás =p
Mas se você gosta, USE!
Não entre em modinhas, use o que te atrai, o que te encanta, o importante é isso!

E o SCRAPRINTABLE?

Logo logo coloco mais produtos lá na loja!

O post abaixo ainda ta valendo, viu?
Quem acertar as oito pessoas, leva os kits!
Não ta difícil de jeito nenhum!
São oito pessoas MUITO conhecidas no meio do scrap!
Vou dá mais dicas ainda, agora ficou impossível não acertar!

1- NAS NUVENS -

2- CORINTHIANA =P -

3- MAMÃE DO ANO -

4- SCRAPZINE -

5- TEAM INTERNACIONAL -

6- SCRAP ME -

7- FÃ DE ELEFANTE -

8- TINTAS -

A primeira que acertar, LEVA!

Por enquanto mostro a vocês novos projetos já feitos com os produtos:

Nayda Rocha!
Vocês nem imaginam como eu amo os projetos dessa criatura!
Olhaí, já é mais uma chance de ganhar os kits, dentre as oito pessoas está ela!

Nessa página PERFEITA, Nayda usou a Alpha Madeira.
Ficou lindo, né?

Nesse LO lindão ela usou um monte de papéis, alguns do Super pack papers diversos e
outros do kit Amor meu grande amor! Além das Journaling Tags Freestyle

Amei tudo!!


Esse é um sketchbook simples que eu fiz pra desenhar os sketchs que flutuam na minha cabeça =p
Também com o kit Amor meu grande amor!


Por hoje é só!
Logo mais volto com outras dicas!


(EDITANDO....

Quando eu digo que ela é uma máquina...
Acabo de receber mais um e-mail de Nayda e meu Deus do céu!!!
Olhem essa página:
Nessa belezura de LO tem papéis do Kit Hohoho!

Pelo amor!!! Como pode arrasar tanto? =D

Super beijo e arrisquem seus palpites para ganhar os kits!

Cela Branco

26 comentários:

  1. Que bom que gostou dos meus projetos Cela,
    obrigada pelo convite, estou adorando usar os seus kits, são lindos d+
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindos os trabalhos da Nayda.

    Menina que aula heim! Vou salvar pra nunca mais de aperrear perguntando nada, adorei li cada detalhe mas ainda restou uma dúvida: nas gráficas há opção de papel tipo o que você citou que gosta? Tipo Opaline, também não gosto de coisas brilhosas. Ou só o couché?

    ResponderExcluir
  3. Finalmente estou aqui visitando o blog e amei tudo o que vi e que li por aqui !
    Estes projetos da Nayda são maravilhosos !!!!

    Obs:eu amo o papel Opaline !

    Beijos e um ótimo final de semana !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Marcela
    Sou sua leitora assídua e ainda me impressiono com tudo q vejo aqui... dá p acreditar??? Isto tudo q vc escreveu é inacreditável... ninguém fala tudo isto assim... tipo de bandeija, de graça... é um curso completo. E eu q estava doida por uma impressora, não preciso mais quebrar a cabeça. Vc foi demais. Não dá p acreditar q é tudo q eu queria e precisava. Obrigadaaaa!! Eu estou até rindo de alegria.
    Bjim
    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Cela do céu... MA RA VI LHO SO artigo, vc explicou divinamente, super completo e útil, adorei!!!

    Feliz tudo para vc também, rs!!!

    Beijocas, Adliz!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post..já coloquei nos favoritos :)
    Não conhecia o blog...que tudooooo...tantos projetos lindos e dica maravilhosas!!!
    Já tô seguindo vcs :)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiiiiiiiiiiiiii o post tudo que eu estava precisando!!!!!!!
    Agora me tire mais uma dúvida rsrsrsrsr.....
    Qual a melhor resolução na hora da impressão eu uso 300 no PS ???????
    BJS

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabíola!
    A resolução indicada é 300 pixels/polegada mesmo, mas você pode usar até 182 pixels/polegada que a resolução ainda é boa. Menos que isso não.
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcela, tudo bem?
    Voce sabe qual a gramatura maxima que pode imprimir nessa impressora? Estou querendo comprar uma e nao sei onde encontro essa informacao.
    Obrigada! E parabens, esta tudo muito lindo!!!
    Bjos, Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaque, tudo bem?
      A recomendada é sempre 120/150gr mas com alguns papéis passa até 180/230gr (esse último muito raramente) Beijos.

      Excluir
  10. Cá no trabalho tbm temos uma impressora dessas a CP2025 é maravilhosa, e uma vez utilizamos os genericos, e nao aprovamos deu ate problema na impressora. Agora aqui só original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é o dindin, né Pri?
      A minha ta paradinha esperando eu criar coragem de pagar 1.000 em cartuchos. =p
      Xero!

      Excluir
  11. Gostei muito do seu trabalho. Você pode me falar um papel adesivo que não borra(a prova d'água), que encontro com mais facilidade em papelaria. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helzi! Como vai?
      A papel adesivo que não borra e que pode molhar chama-se vinil. Você encontra mais facilmente em gráficas. Beijão!

      Excluir
  12. Oi meninas!
    Adorei as dicas!!!
    Uma amiga me indicou pra espiar e já virei fã do blog!!!
    Posso indicar o post de vcs nos meus blogs?
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mitia, desculpa a demora no retorno. Só vi agora! Claro, pode sim! Vamos adorar!
      Beijos!

      Excluir
  13. Gostei muito da explicação sobre a impressão estava em dúvida sobre qual impressora comprar.

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu post!
    Pbrigada por compartilhar dicas tão importantes.
    Agora é botar a mão na massa!
    Parabéns pelo blog!
    bjs

    http://toledopatricia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. adorei o post... sempre tive dúvidas sobre a questão da impressão na gráfica. valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  16. Esou lendo com um ano de araso, mas vc foi perfeita no post !
    A explicação da impessão e os papéis esta show, e com ceteza vou começar olhar com + tenção para as imporessoras laser !

    Valeu pelas super dicas Cela !!

    ResponderExcluir
  17. Oi,gostei muito desse tópico.
    Eu gostaria de saber se tem algum papel adesivo bom para imprimir na laser e que não borre,tipo o couche adesivado.

    ResponderExcluir
  18. Marcela
    Acabei de conhecer seu site atravéz do Scrapdiary e gostei muito ! Obrigada por esta aula de impressão ! parece que foi feita na medida para minhas dúvidas !
    tenho um blog...mas ele ainda está muito humilde !!
    Sou sua seguidora !!
    bjcas

    ResponderExcluir
  19. Eu queria perguntar uma coisa em relação aos papeis
    Por exemplo, eu faço guloseimas personalizadas e faço caixinhas também, mas assim a grafica que eu levo a impressora é a laser coloria .
    Eu estava pensando em levar para a caixinhas um papel couchê gramatura 230 e para as guloseimas o papel couchê brilhante Filipaper de 180 gramatura, mas ja me falaram que se eu imprmir a laser nesses papeis não da certo dizem que descasca , isso procede?
    Então no caso para fazer esse tipo de trabalho qual seria então papel ideal para impressora a laser colorida?

    Eu também estava querendo comprar aquele papel fotografico glossy gramatura 180 mas a pessoa falou que a laser não presta, vc poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  20. O papel Filicoat serve pra que daria pra fazer guloseimas com ele ?

    ResponderExcluir
  21. Nossa, esse post foi tudo que eu precisava saber sobre impressões. Vou fazer um teste com todas essas dicas.
    Este blog é só inspiração, parabéns as duas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...